TONHO (Antônio Starling Alves)

O goleiro Antônio Starling Alves, mais conhecido como “Tonho”, é o terceiro jogador com mais partidas pelo América, tendo acumulado 325 partidas pelo clube entre os anos de 1947 e 1958.

Tonho foi um dos poucos jogadores que participou das conquistas estaduais do Coelho em 1948 e 1957, ao lado do zagueiro Gaia. Em 1948, o arqueiro foi titular absoluto da primeira conquista estadual americana desde o deca. Já durante a Tríplice Coroa de 1957, o goleiro começou a competição como titular, mas perdeu a vaga para o jovem Jardel durante a campanha, outro que também despontou como grande ídolo americano. Além disso, Tonho serviu como representante do América na Seleção Mineira de Futebol durante anos e anos em sequência, ora como titular, ora como reserva.

Tonho conquistou a torcida americana não apenas pela qualidade em campo, mas pela fidelidade fora dele: Apenas Milagres, durante a década de 90, conseguiu superar o saudoso Tonho como goleiro que mais vezes defendeu o América. Após mais de 10 anos no clube, o antigo arqueiro despediu-se do futebol em 1958, sem nunca ter defendido outra equipe além do Coelho.