ÉDER ALEIXO:

Famoso por ser o ponta-esquerda titular da célebre seleção brasileira de 1982, Éder Aleixo foi a principal revelação das categorias de base do América durante a década de 70.

O Coelho prestou grande auxílio à Éder durante seu desenvolvimento como jogador: Durante a juventude, o futuro craque até chegou a morar nos alojamentos do clube, que antigamente se situava em baixo das arquibancadas do estádio da Alameda.

Foi lá que Éder se tornou o astro dos juvenis americanos e uma das grandes promessas de sua geração. Promovido aos profissionais do clube em 1974, Éder ficou no América até 1978, onde foi um dos craques solitários de uma equipe marcada por diversas campanhas na elite do futebol brasileiro. Ao todo, Éder disputou três Campeonatos Brasileiros da Série A à serviço do América, e marcou 23 gols em 81 jogos como profissional.

Em 1979, o jogador foi vendido ao Grêmio, mas permaneceu apenas um ano em Porto Alegre. Pouco depois, o ponta voltou a Belo Horizonte para defender o Atlético-MG, onde recebeu o apelido de “A Bomba de Vespasiano” e se consagrou como um dos maiores jogadores da história rival.

O destaque pelo Atlético rendeu ao ponta-esquerda uma convocação para a Copa do Mundo de 1982. Éder disputou todos os jogos do Brasil como titular, e foi um dos grandes craques de uma Seleção histórica que, apesar de não ter conquistado o título, é considerada uma das mais geniais de todos os tempos. Durante o torneio, a revelação americana ficou marcada por um dos gols mais bonitos da história da competição, com o seu característico petardo de fora da área. O golaço foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo da Espanha de 1982. Éder foi o segundo jogador revelado pelo América a disputara uma Copa do Mundo, entre 4 no total.

No final de carreira, Éder ainda atuou pelo Cruzeiro, onde foi o líder-veterano do título da Copa do Brasil em 1993, completando uma carreira de sucesso pelos 3 maiores clubes da capital.