DANILO

Danilo

(Foto: Reprodução – “O Tempo”)

Nome completo: Danilo Luiz da Silva
Data de nascimento: 15/07/1991
Cidade Natal: Bicas (MG)
Clubes:  América-MG (2007-2010); Santos (2010-2011); Porto (2012-2015); Real Madrid (2015-)

Considerado um dos jogadores mais promissores do futebol brasileiro, Danilo foi o jogador revelado pelo América que atingiu maior valor de mercado no futebol internacional, ao ser vendido para o Real Madrid por nada menos que 31,5 milhões de euros (aproximadamente, 103 milhões de reais) em março de 2015. O lateral-direito revelado pelo América em 2008 acumulou passagens pelas seleções de base desde o início da carreira (foi campeão Mundial sub-20 em 2011) e atualmente integra a Seleção principal comandada pelo treinador Dunga, podendo ser considerado a última grande revelação do América antes do centenário do clube em 2012.

Entre as equipes juvenil e profissional, Danilo jogou no América de 2007 a 2010. Com a camisa do Coelho, o jogador foi campeão brasileiro da Série C em 2009 e eleito o melhor jogador da posição segundo a CBF. Na temporada seguinte, o lateral recebeu o prêmio de “Revelação do Campeonato Mineiro”. O bom momento rendeu as primeiras convocações do jogador para a Seleção Brasileira sub-20.

O jogador ainda teve breve participação na campanha de acesso do Coelho à elite nacional em 2010, antes de ser vendido ao Santos durante o período de recesso para a disputa da Copa do Mundo de Seleções na África do Sul. Danilo fez questão de permanecer na recém-promovida equipe do América até a metade da competição, ao exigir que sua transferência fosse realizada durante o intervalo para o Mundial. O jogador saiu fazendo juras de amor ao clube que lhe deu uma oportunidade no futebol.

Danilo não demorou para brilhar a serviço do Santos: Um ano após sua saída do América, o lateral foi titular durante a conquista santista da Copa Libertadores após 48 anos e impressionou ainda mais por marcar nada menos que 7 gols durante a campanha, um feito incrível para um jogador de sua posição em um torneio de tamanha importância, o que certamente demonstra sua qualidade ofensiva. Pouco depois, Danilo também deixou sua marca contra o Kashima Reysol durante o Mundial de Clubes do mesmo ano.

O bom desempenho chamou atenção do futebol português e Danilo foi transferido ao Porto no começo de 2011. O lateral voltou a brilhar pelo Dragão português e foi 2 vezes campeão nacional como titular (2011-2012; 2012-2013) antes de ser vendido para o Real Madrid por cerca de 31,5 milhões de euros (103 milhões de reais). A transferência rendeu aproximadamente 1,35 milhões de reais para o América, que detém 1,35% do valor por ser o clube formador.

Danilo já provou ser um dos principais laterais de sua geração e promete lutar por uma vaga de titular da posição na Seleção Brasileira durante os próximos anos.

Ao América, cabe aguardar o seu retorno.