ORLANDO FANTONI

”TITIO” FANTONI

Orlando Fantoni, o “titio” do futebol brasileiro durante a década de 1970, foi o primeiro treinador da história a conquistar Campeonatos Estaduais por clubes de cinco Estados distintos. O ex-atacante recebeu o apelido de “titio” e “paizão” em razão do estilo amigável com o qual tratava seus comandados, sendo um treinador querido pelo elenco na maioria das ocasiões.

O belorizontino construiu equipes vitoriosas por Corinthians, Grêmio, Vasco da Gama, Bahia e Náutico, mas possui ligação histórica com o Cruzeiro, clube onde seus irmãos, Ninão e Niginho, além do primo Nininho, atuaram como jogador. Fantoni foi o caçula de uma família de boleiros ítalo-brasileiros, e chegou a receber o apelido de “Fantoni IV” durante seus tempos de atacante da Lázio (seus parentes também atuaram pelo clube de Roma).

No entanto, apesar da identificação com o Cruzeiro, o “titio” Fantoni também é lembrado por seu grande trabalho pelo América, em 1973. Naquele ano, o treinador liderou o Coelho rumo à liderança do Brasileirão durante grande parte do certame, fato inédito na história do clube até então. Enquanto o América liderava a elite nacional, Orlando Fantoni pediu aumento salarial, com a promessa de voos altos na competição, mas a diretoria, ultrajada, negou o acordo. O treinador saiu dizendo que faria àquela bela equipe do América ser campeã brasileiro.

Sem Fantoni, o time deixou a liderança e terminou a competição em sétimo lugar, colocação que permanece sendo a melhor da história do América na Série A do Campeonato Brasileiro. Os torcedores lamentaram a saída precoce do identificado treinador e apontaram o adeus de Fantoni como um dos principais motivos pela queda de rendimento da equipe.

Depois de deixar o América, Orlando Fantoni desbravou o Nordeste brasileiro, onde triunfou pelo Náutico e Bahia. Pelo Timbú, foi campeão estadual em 1974, depois de contratar os principais jogadores do América de 73, como os meias Pedro Omar, Juca Show, além do goleiro Neneca. Logo depois, foi campeão baiano em 1976.

Antes do fim da década, Fantoni ainda seria campeão carioca pelo Vasco em 1977 (o primeiro desde 1970), e gaúcho pelo Grêmio em 1979. O treinador é ídolo de ambos os clubes: Fantoni é o treinador com melhor aproveitamento pelo Vasco em Campeonatos Brasileiros, com a conquista de mais de 70% dos pontos disputados entre 77 e 78, mesmo sem levar a taça; enquanto também é querido pela torcida gaúcha do Grêmio, já que conquistou apenas o segundo título estadual da equipe em onze anos (que vivia sob a sombra da hegemonia colorada de Falcão), justamente no ano do último título brasileiro do rival. Além disso, Orlando foi o primeiro treinador brasileiro a conquistar Campeonatos Estaduais por cinco Estados diferentes, já que também foi campeão mineiro pelo Cruzeiro em 1968.