ALEX MINEIRO

Nascido em Belo Horizonte, o artilheiro Alex Mineiro teve passagem pelos três grandes clubes do Estado. O jogador foi revelado pelo América entre 1995 e 96, onde foi campeão da Copa SP de Futebol Júnior, principal torneio do país na categoria. Já no Cruzeiro, Alex participou do título da Libertadores em 1997, enquanto no Atlético, foi um dos principais personagens do Atlético na luta contra o rebaixamento em 2004.

No entanto, apesar da carreira de sucesso em seu Estado de origem, o jogador é ídolo mesmo no Estado do Paraná, onde venceu o título do Campeonato Brasileiro de 2001 com o Atlético-PR, sendo o artilheiro do time na competição ao lado de Kléber Pereira, com 17 gols. Depois de marcar 7 gols nos 4 jogos finais do certame, o artilheiro recebeu a “Bola de Ouro” da Revista Placar, como melhor jogador da competição.

Alex Mineiro também fez sucesso pelo Palmeiras durante a temporada de 2008, sendo o artilheiro do Campeonato Paulista do mesmo ano, com 15 gols, novamente ao lado de seu antigo companheiro no Paraná, Kleber Pereira, então no Santos. Alex marcou 3 gols nas finais para se igualar com seu ex parceiro dos tempos de Atlético-PR e faturar o último título paulista da história do Palmeiras até então.  Já no Campeonato Brasileiro da Série A, o artilheiro anotou 19 gols e dessa vez recebeu o prêmio “Bola de Prata” da Placar, como um dos dois melhores atacantes da competição.

Depois de somar quatro passagens pelo Atlético-PR, Alex Mineiro pendurou as chuteiras a serviço do Furacão, em 2012, vencido pelas lesões que o impediram de dar maior longevidade a sua carreira.

Apesar de ter defendido os rivais locais do América, Alex ainda guarda um carinho especial pelo Coelho, clube que lhe abriu as portas no futebol:

“Jogar no América foi excelente para mim. Uma oportunidade muito boa. Passei bons momentos. Fui artilheiro nos anos que fiquei lá. Foi uma excelente passagem. É um clube que tenho uma gratidão muito grande” – disse o antigo artilheiro em entrevista ao diário esportivo mineiro “Super Esportes”.